Olinda comemora o Dia do Maracatu com desfile de cortejos, oficinas e seminários

Em 1º de agosto, quando se comemora o Dia Estadual do Maracatu, Olinda festeja com sessão solene em frente a Prefeitura do município, a partir das 18h, com desfile de cortejos, seminários e oficinas. Os eventos são uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, em conjunto com o Instituto de Cooperação Econômica Internacional (ICEI), o Maracatudo Nação Camaleão e a Associação dos Maracatus de Olinda (AMO).

Para a solenidade no Palácio haverá a apresentação de grupos de maracatu olindenses. Leão Coroado, Maracatudo Nação Camaleão, Badia, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracambuco, Axé da Lua e Nação de Luanda já confirmaram presença juntamente com algumas batucadas e outros representantes do ritmo. Eles sairão em cortejo do Palácio, se dividindo pelas principais ruas e tomando, assim, o Sítio Histórico com o som marcado das alfaias.

Antes disso, porém, o Auditório das Faculdades Integradas Barros Melo/Aeso (rua de São Bento, nº 200) receberá o mundo do maracatu olindense nesta sexta (29), a partir das 16h. Entre oficinas e rodas de diálogos, a importância do ritmo para Pernambuco, assim como sua influência na cultura, e seu futuro são temas a ser discutidos. Liderando a conversa estará o Mestre Afonso do Leão Coroado (um dos grupos mais antigos, com 145 anos), a historiadora do Arquivo Público Neide Santana, um representante da Sepac e mestres do maracatu olindense. Oficinas de alfaias, ganzás e gonguês também serão ministradas nesse mesmo dia pelos grupos de maracatu de Olinda.

Serviço

29/07 | Sexta-feira

Seminários e oficinas no Auditório da Barros Melo/Aeso
Rua de São Bento, nº 200
16h – Abertura
16h30 – Roda de diálogo: Origem, História e Protagonistas da arte do Maracatu
17h30 - Roda de diálogo: O Maracatu como um Patrimônio Imaterial, propostas de ações e projetos de preservação dessa singularidade do nosso Estado
18h15 – Oficinas: Alfaias, Ganzás e Gonguês e suas Damas de Paço, Reis e Rainhas do Maracatu. Uma mostra dos vestuários e instrumentos utilizado pelos Maracatus
19h15 – Homenagem aos Maracatus
20h – Encerramento

Com informações da assessoria

Nenhum comentário: