Reforço no controle da Diabetes

Secretaria de Saúde entrega mais de 18 mil aparelhos para monitorar o nível de açúcar no sangue
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco acaba de entregar mais de 18 mil glicosímetros – aparelho que mede o nível de glicemia no sangue -, para 152 municípios pernambucanos. Os aparelhos estarão disponíveis nos postos de saúde. Hoje, Pernambuco tem um pouco mais de 138 mil pacientes diagnosticados com diabetes.
O teste com o glicosímetro vai permitir conhecer as taxas de açúcar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e, principalmente, da administração de insulina desses pacientes.
Os municípios vão repassar os glicosímetros aos pacientes que fazem uso de insulina. O monitoramento das taxas de glicemia será feito em casa. Após o prazo estimado pelo médico, o paciente retorna à unidade de saúde com o resultado do teste para que o médico avalie a eficácia do tratamento.

Entrega dos aparelhos

A entrega dos glicosímetros será feita em três momentos. A primeira remessa inclui 9.420 unidades de um total de 18.879 aparelhos que serão repassados até novembro de 2011. Junto com os aparelhos os postos de saúde vão receber 188.790 caixas de fitas para a realização dos exames, o que possibilita quase 9,5 milhões de testes. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 2,689 milhões na compra desses insumos.

Nenhum comentário: