Jornal do Commercio: História em CD, Site e Livro é Lançada Hoje.

Prestes a completar 30 anos do título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Humanidade, Olinda é redocumentada em livro, CD e site que têm o objetivo de registrar esse intervalo, educar as crianças para a preservação do patrimônio e reunir novas impressões sobre o lugar. A publicação Linda Olinda, organizada pela designer pernambucana Gisela Abad, com fotos de Pedro Lobo e textos de historiadores, arquitetos, moradores famosos de Olinda e pessoas que lutam pela sua preservação, será lançada às 18h de hoje, no Convento de São Francisco, no Carmo.

Gisela e Pedro trabalharam na Fundação Pró Memória, no Rio de Janeiro, com Aloísio Magalhães, na década de 80, ajudando a compor o dossiê que serviu de base à candidatura de Olinda ao título, concedido pela Unesco em 1982. Nossa proposta é um recorte temporal, diz Gisela.

Pedro, que hoje mora em Évora (Portugal), sentiu-se grato com o retorno a Olinda. Temos a impressão de que a cidade congela depois de um tombamento. Mas vi que ela continuou evoluindo no tempo. Há perda do verde, mas a cidade está mais viva, afirma. Ele passou novembro último subindo e descendo ladeiras ao amanhecer e no fim do dia para aproveitar a luz natural. Percebeu que o casario deixou tons pastéis da década de 80 para ganhar cores fortes, nem sempre bem-sucedidas.

O trabalho é patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com apoio do Ministério da Cultura. Exemplares serão vendidos no lançamento, que será precedido de uma palestra, às 16h, de Márcia SantAnna.

Nenhum comentário: